03. Preparação

A preparação começou em agosto de 2015. Compramos as passagens para viajar em maio de 2016.

Em seguida, já com as bicicletas, iniciamos o que chamamos de “treinamento” pedalando todos os finais de semana e, as vezes, um ou outro dia da semana.

Nossas “pedaladas” sempre foram entre 12 e 20 Km, no plano, dentro da cidade, e sem peso nas bikes. Estes detalhes, depois, durante o Caminho, mostrariam que fizemos muito pouco em termos de preparação física.

Certo dia, junto com o Fernando, ousamos numa "extravagância" para pedalar de casa até a Lagoa da Conceição e voltar pelo Sul da Ilha de Santa Catarina. Foram 35Km. Quase "morremos" de cansados. Mesmo assim, praticamente "de leve", pois não levamos quase nada.

Não foi falta de aviso, pois tínhamos recebido (pelo conhecimento nos sites) várias dicas do tipo treinar subindo morros, experimentar estrada de chão, passar por trilhas, aprender a empurrar a bike em subida, e – o que considero mais importante – usar a bike com os alforges carregados! 

Apesar de ter lido tudo isso, consideramos que seria um exagero, não precisaria … ledo engano!

Ainda sobre as bicicletas recebi dicas no ambiente de trabalho. Tenho a sorte de ter como colega o Alexandre Schulter, que é atleta de mountain bike, sabe "tudo e mais um pouco de magrelas" além de ser "aventureiro nato" pois gosta, bastante, de viajar. Também aprendi bastante com as intermináveis conversas com o Samuel Turnes que é outro apaixonado por bikes.

Em fim, “Treinamos” da “nossa forma” de agosto/2015 até o último final de semana de abril/2016. 

  Então "estamos prontos" ... será? ...