06. 10/05/2016 - São Jean Pied de Port - Roncesvalles

O despertador tocou 4h:30. Precisamos correr e arrumar tudo porque às 6:00, conforme combinado (agendado no Brasil), o táxi estaria na frente do hotel. Carregamos as bikes, em um suporte de teto, e lá fomos nós, rumo à França.

Eram 7:50 quando chegamos em San Jean, num escritório de turismo (nada a ver com o escritório de Peregrinos). Depois que o táxi se foi, ficamos nós, as bikes e os alforges … a ficha começou a cair … íamos mesmo pedalar … e muito!

Depois de alguma procura encontramos o Escritório de Peregrinos. Pegamos mapas, dicas, e os primeiros carimbos nos nossos passaportes. Ganhamos também duas vieiras (espécie de concha do mar) – símbolo dos peregrinos - que foram penduradas nos alforges.

Tomamos café, num lugar muito horrível e sujo. Tentei deixar a bike apoiada no descanso, mas uns segundos depois foi só um estouro! Lá se foi o “pezinho” porque não aguentou os quase 38 Km de peso. A partir de agora, só escorada …

Fomos aconselhados a seguir via estrada, porque tinha chovido muito em San Jean. Assim, pouco depois das 9 horas da manhã, “Caímos” na estrada …

Tinha lido muito que os Pirineus era classificado como pesado. Ledo engano. Pesadíssimo, pelo menos para quem não é atleta de ciclismo como é o nosso caso. 

Subida, curva, subida, curva, subida, curva … 8 barras de cereal, muita água, banana, laranja ... e muito cansaço.

Foram mais de 5 horas de pedal até que chegamos em Ibañeta, mais de 1000 metros de altura. Já estávamos exaustos, mas depois de apreciar a paisagem, embora com tempo fechado, para Roncesvalles foi só descida. Moleza!

Chegamos no Albergue, o mais organizado que ví no Caminho, compramos “a dormida”, a janta e o café da manhã por 25.50 cada.

Surpresa agradável no jantar. Conhecemos, finalmente, o “Menu do Peregrino”. Pão, vinho, prato inicial, prato principal e sobremesa. Tudo muito simples e gostoso. Quem precisa de mais?

Depois do jantar fomos à Missa, muito bonita, uma celebração de Envio! Concelebrada por vários padres, em línguas diferentes, e no final uma benção especial para a aventura que ainda estava no início.

Agora já são 21:30. Boa noite!